Ta da! Bem vindo ao mundo das perguntas e respostas! Aqui as suas dúvidas serão esclarecidas, as situações resolvidas e os problemas ultrapassados! Separámos as questões por tópicos para que possa encontrar o que procura mais rapidamente. Vamos lá, então!
Inscrições
Tenho uma loja/restaurante. Posso inscrever-me?
Os nossos cabazes são preparados para consumo final. Se for profissional do ramo alimentar, e necessitar de produtos frescos de qualidade para o seu negócio, envie-nos um email para o colocarmos em contacto directo com alguns dos nossos produtores.
Posso registar mais do que um endereço de email?
Apenas suportamos um endereço de email por inscrição. Em alternativa sugerimos que crie uma regra automática na sua ferramenta de gestão de email, de forma a que sempre que recebe uma mensagem da Dona Horta, esta seja reencaminhada para todos os endereços que desejar.
Quando vou receber o meu primeiro cabaz?
Assim que receber uma mensagem de email com os dados de acesso ao website, já poderá aceder à área reservada e efectuar a primeira encomenda.
Como faço a minha inscrição?
Preencha o formulário de inscrição; irá ser contactado via email com a confirmação dos seus dados pessoais. Aguarde depois até 24 horas para activarmos a sua inscrição, altura em que irá receber uma nova mensagem com a chave de acesso à área reservada. A partir daí poderá fazer a sua primeira encomenda.
Cabazes
Vou receber todos os produtos que encomendei?
Por vezes é impossível fornecer todos os produtos que indicámos no cabaz da semana, ou que encomendou pois podemos ter problemas no dia de preparação dos cabazes, como por exemplo dificuldade em fazer a colheita devido ao mau tempo, descobrimos que os produtos não estão em boas condições ou não têm a qualidade que esperávamos, ou então a produção simplesmente não chegou para todas as encomendas da semana. Nestas situações excepcionais colocamos quantidades adicionais de produtos existentes, ou então outros produtos similares, que sirvam o mesmo fim, a menos que nos dê indicações em contrário.
Qual o peso total do cabaz?
O cabaz não é composto em função do peso mas sim do volume e variedade de produtos disponíveis. Em média, tendem a pesar 7,5kg (cabaz médio) e 10kg (cabaz grande), umas semanas mais, outras menos. O peso varia conforme a composição semanal do cabaz e a época do ano (por exemplo no inverno os produtos tendem a pesar menos devido ao efeito do frio e das geadas). Tenha também em atenção que quaisquer trocas que solicite na composição do cabaz também podem alterar o peso ou o volume do mesmo.
Qual o peso e quantidades de cada produto?
Toda a preparação dos cabazes é manual e por isso os produtos não são pesados mas sim contados. Tentamos que o cabaz tenha quantidades suficientes para uma semana e sempre de acordo com a variedade de produtos disponíveis na época. Como os cabazes são preparados individualmente, se estivermos a colocar 5 maçãs e elas forem mais pequenas do que o normal, então colocaremos mais algumas para compensar. Ou se estivermos a colocar couves de 1kg mas algumas tiverem 1.5kg, colocamos as couves inteiras. Os pesos e os números não são previsíveis por isso torna-se difícil dizer com antecedência qual o peso ou números exactos de cada produto. Tentamos sempre colocar porções razoáveis de tudo no cabaz, mas se sentir que algo está em falta por favor contacte-nos.
Posso alterar a composição do cabaz?
Sim, pode trocar até dois produtos, sem qualquer custo adicional, com base na lista de trocas. Os produtos que não constem desta lista podem sempre ser adicionados como extras ao cabaz. Nota: Quando solicita uma troca tenha em atenção que as quantidades e/ou volumes podem ser diferentes. Normalmente colocamos quantidades iguais para produtos da época do mesmo grupo/valor. Se os produtos forem de grupos diferentes, as quantidades serão diferentes. Os grupos são os seguintes: a): produtos básicos como batata, cebola, cenoura ou curgete (esta última não está disponível no inverno); b) verduras e legumes para sopas e saladas , c) frutas; d) aromáticas. Exemplo: se trocar batatas (básico) por pêras (frutas), a quantidade de pêras poderá ser inferior à quantidade de batatas.
Que produtos contêm os cabazes?
Os cabazes contêm frutas e hortaliças da época que preparamos todas as semanas, com base na produção que está disponível. O cabaz médio é habitualmente composto por 6 a 8 variedades de frutas e hortaliças, enquanto o cabaz grande tem 8 a 10 variedades e mais quantidade. Normalmente contêm batatas, cenouras e cebolas, acrescidos de uma ou duas verduras ou legumes, uma ou duas frutas da época e um ramo de ervas aromáticas.
Onde posso ver os conteúdos do cabaz?
Todas as semanas enviamos um email com a composição do cabaz. Também pode consultar os conteúdos dos cabazes na página de encomendas (clique na imagem do cabaz para obter informação detalhada).
A composição do cabaz varia todas as semanas?
À excepção dos produtos básicos como a batata, a cenoura e a cebola que acompanham quase sempre o cabaz, procuramos variar a sua composição todas as semanas. Durante os meses de primavera e verão é mais fácil variar devido à disponibilidade de produtos. Durante o inverno há menos variedade mas tentamos compensar pontualmente com alguns produtos cultivados em estufa. Há ainda a considerar as inevitabilidades do mau tempo: se houver uma intempérie que estrague a produção podemos ficar limitados durante algumas semanas na variedade que conseguimos disponibilizar nos cabazes.
Qual o cabaz mais adequado para mim?
Cada cabaz contém ingredientes variados para sopas, saladas e refeições completas para uma família, durante uma semana. Normalmente indicamos que o cabaz médio é para 1-2 pessoas, e o cabaz grande para uma família com 3-4 pessoas. No entanto se a quantidade é suficiente, depende das necessidades alimentares da sua família. Deve considerar quantas pessoas precisa de alimentar e quantas vezes por semana, se é vegetariano, com que frequência come fora, se recebe visitas em casa, se tem produção própria no seu quintal ou de familiares, etc. Damos algumas indicações do número de pessoas que podem alimentar-se com um cabaz mas devido a necessidades específicas pode precisar de um cabaz maior, ou então complementar o cabaz com quantidades extra de produtos para que a encomenda seja suficiente durante uma semana.
É possível encomendar um cabaz personalizado?
Se optar por um dos cabazes da semana, constituído por produtos da época, pode efectuar até duas trocas na sua composição, e/ou adicionar produtos extra à sua encomenda. Se pretende criar o seu próprio cabaz, pode fazê-lo adicionando produtos à sua encomenda. Tenha em atenção que as encomendas sem cabaz têm de perfazer um valor mínimo de €15.
Encomendas
Tenho de encomendar todas as semanas?
As preparação do seu cabaz é feita semanal, quinzenal ou pontualmente. Por defeito nós preparamos o seu cabaz apenas quando faz uma encomenda (pontualmente). No entanto se quiser ser surpreendido pela oferta de produtos da época pode dar-nos instruções para prepararmos o seu cabaz semanalmente ou quinzenalmente, sem necessitar de estar a encomendar de forma recorrente. Esta é a opção que nos ajuda mais pois podemos planear melhor a produção e evitar desperdícios. E pode sempre interromper a qualquer altura, basta que nos envie uma mensagem.
Como é que faço a encomenda?
1. Aceda à área reservada utilizando o seu endereço de email e a password.
2. Seleccione o cabaz e os produtos extra que deseja para complementar a encomenda.
3. Finalize a sua encomenda. E agora é só esperar pelo dia da entrega para receber o cabaz!
Posso comprar no local de entrega, sem encomendar antecipadamente?
Não. Deverá sempre encomendar antecipadamente ou então inscrever-se para receber o cabaz semanalmente ou quinzenalmente nos dias e locais pré-definidos.
Qual o prazo limite para fazer a encomenda?
Deverá enviar a sua encomenda até às 12h00 do dia anterior à data de entrega prevista:
- Entrega à 3ª feira – até às 12h00 de segunda-feira
- Entrega à 5ª feira – até às 12h00 de quarta-feira
- Entrega à 6ª feira – até às 12h00 de quinta-feira
Ajuda-nos muito se encomendar dentro dos prazos estabelecidos. Como a colheita é feita habitualmente um dia antes da entrega, não podemos pedir aos produtores que interrompam o seu dia de trabalho para apanhar mais uma alface ou preparar um ramo de aromáticas que faltou. Por isso, se enviar a sua encomenda depois do prazo limite, tenha em atenção que:
- Preparamos um cabaz standard, sem quaisquer alterações solicitadas.
- A composição do cabaz pode variar face ao indicado.
- Os produtos extra que encomendou poderão estar indisponíveis para entrega.
- As encomendas recebidas depois das 12h00 do dia da entrega não serão preparadas.
Se encomenda depois do prazo limite não precisa de nos contactar para condicionar a sua encomenda à disponibilidade de produtos ou para obter a confirmação da preparação do cabaz.
Posso encomendar mais de um cabaz?
Sim. Para si, para os seus amigos ou até mesmo para oferecer! Basta encomendar o primeiro cabaz normalmente e indicar que pretende um segundo nos comentários da sua encomenda.
Já enviei a minha encomenda. Posso fazer alterações?
Sim, envie-nos um email até às 12h00 do dia anterior à entrega. Findo este prazo não podemos efectuar alterações na composição do cabaz.
Posso fazer a encomenda por email ou por telefone?
Sim, é possível fazer encomendas por email e por telefone mas ajuda-nos muito se encomendar através do website. Para encomendar por email ou telefone, utilize a página de contactos.
Posso encomendar produtos extra-cabaz?
Sim, pode sempre complementar o seu cabaz com produtos extra ou quantidades adicionais de produtos já existentes no cabaz.
É possível cancelar uma encomenda já efectuada?
Se necessitar de cancelar uma encomenda que já nos enviou, envie-nos um email o mais rapidamente possível para resolvermos a situação. Se a encomenda já tiver sido preparada poderá não ser possível cancelá-la. Isto porque os produtos que entregamos têm de ser totalmente frescos e, se o cabaz não for entregue no dia da preparação, já não poderá ser aproveitado para outro membro da Dona Horta.
E se for de férias ou numa determinada semana não quiser receber o cabaz?
Se nos deu instruções para prepararmos o seu cabaz semanalmente ou quinzenalmente, contacte-nos dentro do prazo limite para suspender a preparação do cabaz. Se encomenda pontualmente, não precisa de nos indicar nada.
Entregas
O que acontece se não puder recolher o meu cabaz?
Contacte-nos o mais rapidamente possível para resolvermos o destino a dar ao seu cabaz. Como os produtos que entregamos têm de ser totalmente frescos, se o cabaz não for entregue no dia da preparação, já não poderá ser aproveitado para outro membro da Dona Horta.
Quais são os locais de entrega? E os custos?
Entregamos em Alcobaça, Caldas da Rainha, Marinha Grande e Leiria, em locais e horários pré-definidos. As entregas são efectuadas em 3 tipos de locais:
- Em Pontos Dona Horta – são locais pré-definidos, sem qualquer custo de entrega associado. São a opção mais sustentável e comunitária.
- Em Clubes Dona Horta – são empresas, grupos de amigos ou vizinhos que se juntam para receber os cabazes. Sem qualquer custo de entrega desde que seja garantida a encomenda de 5 cabazes por semana.
- Ao domicílio – entregamos ao domicílio em zonas mais centrais. Neste caso cobramos uma pequena quantia de 1.5€. Se o local for de difícil acesso (por exemplo andares sem elevador ou zonas de estacionamento difícil) cobramos 0,5€ adicionais.
Consulte os locais de entrega aqui.
Cobramos uma pequena taxa pela entrega ao domicílio e nos clubes com poucas encomendas porque os custos de transporte têm de ser suportados e, se não forem na entrega, temos de aumentar os preços para todos. Na Dona Horta pretendemos ser totalmente transparentes e não queremos que tenha custos que não precisa de suportar. As soluções mais económicas e sustentáveis passam por recolher o cabaz num dos pontos Dona Horta pré-definidos, ou em alternativa, juntar-se aos seus amigos, vizinhos ou colegas de trabalho, e criar um clube.
É possível alterar o local de entrega?
Sim, pedimos apenas que não faça alterações frequentes do local de entrega. Para alterar o local de entrega basta enviar-nos um email.
Posso sugerir ou criar um novo local de entrega?
Sim, envie-nos um email com os detalhes do local e uma pequena descrição da razões pelas quais quer criar um clube Dona Horta. Para obter todas as vantagens dos clubes, recomendamos que consiga reunir uma encomenda de pelo menos 5 cabazes por semana.
Entregam em empresas?
Sim, temos alguns clubes empresas, exclusivos para colaboradores. Se pretende criar um clube na sua empresa envie-nos um email com os detalhes do local e uma pequena descrição da razões pelas quais quer criar um clube Dona Horta. Para obter todas as vantagens dos clubes, recomendamos que consiga reunir uma entrega de pelo menos 5 cabazes por semana.
Tenho de estar em casa na entrega ao domicílio?
Não. Basta que nos indique onde devemos deixar o cabaz (arrumo, garagem, vão de escada, vizinho, etc). Não se esqueça de nos indicar os códigos de acesso ou fornecer-nos uma chave se tal for necessário para efectuarmos a entrega.
Pagamentos
Como é feito o pagamento?
O pagamento é feito em numerário contra entrega do cabaz, ou por transferência bancária (os dados para pagamento são fornecidos no momento em que finaliza a encomenda). Se solicitou entrega ao domicílio e não está em casa não se preocupe, na entrega seguinte faz o pagamento (nestes casos podemos também solicitar o pagamento ao final do mês, por transferência bancária – envie-nos o comprovativo da transferência por email).
Tenho de pagar as embalagens?
Sim. Com a primeira factura são cobradas 2 caixas com uma valor total de €2,5.
Não se esqueça de nos deixar a caixa vazia para troca quando for recolher o cabaz. Caso contrário numa das facturas seguintes teremos de adicionar as caixas em falta (€1,25 por caixa).
Embalagens
O que devo fazer com as caixas?
Todas as semanas trocamos uma caixa cheia por outra vazia por isso não se esqueça de nos deixar a caixa vazia para troca quando for recolher o cabaz. Caso contrário numa das facturas seguintes teremos de adicionar as caixas em falta (€1,25 por caixa)
O que acontece se me esquecer de devolver as caixas?
As embalagens reutilizáveis são uma parte importante da nossa operação, por isso pedimos que as devolva no dia da entrega. Se por acaso se esquecer, nós monitorizamos a circulação da caixa, mas não lhe cobramos na factura imediatamente a seguir. Nestes casos deve entregar-nos todas as caixas logo que possível, pois numa das facturas seguintes teremos de adicionar o valor das embalagens em falta (€1,25 por caixa).
O que devo fazer com os sacos e embalagens de plástico?
Pode devolvê-los junto com a caixa, nós reciclamos.
De que material são feitas as caixas?
As nossas embalagens são de plástico reciclado extremamente durável e indicado para uso alimentar. Gostaríamos muito de utilizar embalagens de madeira ou cartão reciclado/reciclável, mas manteremos a situação actual até arranjarmos uma solução produzida em Portugal e em que a pegada ecológica seja inferior ao das embalagens de plástico e que não acarrete custos excessivos para o consumidor final.
Porque é que às vezes usam sacos de plástico?
A nossa filosofia de preparação dos cabazes é simples – evitar desperdícios sem comprometer a qualidade. Normalmente tentamos minimizar a utilização de embalagens descartaveis: utilizamos sacos de plástico apenas para proteger os produtos sensíveis à água e recipientes de plástico para salvaguardar os produtos mais delicados. Só fazemos isto se for mesmo necessário para garantir a qualidade e conservação dos produtos.
Produtos
Qual a origem dos produtos?
Os produtos provêm maioritariamente dos campos agrícolas de Alcobaça, afamados pelas condições edafo-climáticas excepcionais para a produção de frutas e hortaliças de qualidade superior. Nunca trabalhamos com produtos importados e evitamos adquirir produtos a intermediários para controlar a sua origem. O nosso objectivo é garantir sempre uma boa selecção de produtos no cabaz da semana. Contudo se numa determinada altura umas lagartas esfomeadas comerem todas as alfaces, poderemos ser obrigados a fornecer produtos de outros produtores (nessas circunstâncias excepcionais indicaremos qual a sua proveniência).
Os produtos são biológicos?
Apesar dos nossos agricultores terem quase todos formação em produção integrada e produção em modo biológico, regra geral, os produtos que entregamos não são certificados. Os produtores com quem trabalhamos não têm a dimensão nem mercados suficientemente grandes para assegurar a certificação. E os produtos certificados ainda são muito mais caros, o que violaria o nosso princípio de fornecer frutas e hortaliças de qualidade para todos. Não obstante, só trabalhamos com produtores cujas práticas conhecemos, a fim de garantir a segurança alimentar e a sustentabilidade dos recursos agrícolas, pois os produtos que entregamos são os mesmos que colocamos à mesa das nossas famílias. E porque temos consciência que não somos perfeitos e precisamos de melhorar, estamos a trabalhar em conjunto para que no futuro todos os produtos sejam pelo menos de produção integrada certificada.
O que é a protecção/produção integrada?
Na Protecção Integrada das culturas utilizam-se meios de luta alternativos, tendo como principal preocupação a produção de alimentos isentos de resíduos prejudiciais à saúde. Esta prática de produção agrícola, permite aos agricultores a utilização de estratégias de luta racionais no controlo de pragas e doenças, preservando os organismos auxiliares, tendo sempre presente a noção do nível económico de ataque, evitando ou limitando a utilização de fitofármacos e herbicidas, muitas vezes nocivos para o homem e para o ambiente. A Produção Integrada é ainda mais exigente, fazendo a aliança da protecção integrada com todas as práticas culturais e a fertilidade do solo.
Qual a diferença entre produção integrada e produção biológica?
Os métodos em agricultura biológica são semelhantes aos métodos utilizados em produção integrada. Ambas permitem, com um grau reduzido, a utilização de substâncias fitoquímicas mas a diferença essencial consiste no critério de exclusividade da agricultura biológica ao interditar a aplicação de produtos químicos de síntese sobre plantas ou solo, tolerado com algumas condicionantes, em produção integrada. Pode obter mais informação sobre a produção integrada na Wikipedia.
Devo lavar os produtos antes de usar/consumir?
Sim. Os nossos produtos são sempre acondicionados de acordo com regras estritas de higiene e segurança alimentar, mas deve sempre lavá-los em água corrente antes de usar/consumir. Tenha em atenção que alguns produtos só devem ser lavados imediatamente antes da sua utilização pois o contacto com a água diminui o prazo de conservação.
Como devo conservar os produtos?
Assim que receber o seu cabaz deve procurar conservar os produtos da forma adequada o mais rapidamente possível. Não deixe ficar o cabaz à temperatura ambiente ou exposto ao sol. Não deixe os produtos dentro de sacos de plástico à temperatura ambiente, pois estragam-se rapidamente nessas condições.
O que são produtos da época?
Os produtos da época são cultivados na estação do ano mais adequada para o seu crescimento e para a obtenção dos melhores sabores . Estes produtos tendem a registar valores nutricionais mais elevados, pois não são transportados em longas distâncias, não são conservados nem produzidos através de sistemas intensivos em energia e ambientes artificiais. Comer produtos da época é melhor para o ambiente, para a saúde, para a economia e para as suas papilas gustativas!
Os cabazes da Dona Horta são sempre 100% nacionais?
Os nossos cabazes são sempre 100% nacionais. Todos os anos cultivamos e preparamos quase 150 variedades de frutas, verduras, legumes e aromáticas. É possível antever que em alguma situação extraordinária ou de força maior, como uma inundação ou uma praga de gafanhotos, seja necessário recorrer a um produto importado (por exemplo na lista de produtos extra) mas se tal vier a acontecer comunicaremos a situação.
Os produtos são mesmo frescos?
Sim! Regra geral entregamos os produtos até 24 horas após a colheita, pois a esta é feita em função das encomendas que recebemos. Outros produtos, pela sua natureza, ficam em câmaras de atmosfera controlada durante vários meses (por exemplo só assim temos maçãs crocantes e deliciosas quase todo o ano!). Os nossos vegetais não precisam de ficar durante dias numa prateleira, nem percorrem grandes distâncias até chegar ao local de destino.
Problemas?
Quero ver as mensagens que a Dona Horta envia todas as semanas!
Para garantir que as nossas mensagens com a composição do cabaz da semana não vão parar à caixa de SPAM, adicione o seguinte endereço aos contactos da sua conta de email:
Se utiliza o Gmail, configure também os marcadores inteligentes, para que as mensagens sejam enviadas directamente para a caixa principal (instruções)
Cancelei as mensagens do cabaz da semana por engano!
Contacte-nos por email para reactivarmos a sua inscrição na newsletter semanal.
Encontrei um produto que não está em boas condições!
Devido à natureza do nosso serviço, ocasionalmente um item menos bom para consumo pode inadvertidamente escapar à nossa atenção. Trabalhamos exclusivamente com produtos que possa consumir, e temos muito orgulho em entregar produtos de excelente qualidade. Se recebeu um produto que não estava em condições ou não está feliz com a qualidade de um produto individual, então contacte-nos para resolvermos a situação!
Há uma troca mal efectuada no meu cabaz!
Os cabazes são preparados manualmente e pode acontecer que inadvertidamente ocorra uma troca de produtos de forma incorrecta. Se sentir que houve uma troca mal efectuada, então contacte-nos para resolvermos a situação!
Faltou um produto no meu cabaz!
Por vezes é impossível fornecer todos os produtos que indicámos ou que encomendou, pois podemos ter problemas no dia de preparação dos cabazes, como por exemplo dificuldades em fazer a colheita devido ao mau tempo, descobrir que os produtos afinal não estão em boas condições ou não têm a qualidade que esperávamos; ou então a produção simplesmente não chegou para todas as encomendas da semana. Nestas situações excepcionais colocamos quantidades adicionais de produtos existentes, ou então outros produtos similares que sirvam para o mesmo fim, a menos que nos dê indicações em contrário.
E se não estiver totalmente satisfeito?
Se sentir que falhámos no nosso serviço, ou que há algum aspecto que possa ser melhorado, ficaremos muito agradecidos se nos puder dispensar um momento para nos contactar e ajudar-nos a rectificar a situação.
Dona Horta
Usar a Dona Horta sai mais caro que comprar de forma tradicional?
Esta é uma questão muito importante. Apesar dos preços dos cabazes e dos produtos não ser necessariamente mais baixo que nas grandes superfícies comerciais, procuramos oferecer consistentemente um valor extraordinário, quer através da qualidade dos produtos, quer através da informação que prestamos. Trabalhamos directamente com produtores nacionais para oferecer produtos verdadeiramente frescos, evitamos transacções com intermediários para controlar a origem da produção e temos um horror vampiresco aos produtos importados. A saúde não tem preço.
Posso visitar os produtores da Dona Horta?
Estamos a planear que tal possa vir a acontecer no futuro. Actualmente não o fazemos de forma regular porque a logística obriga-nos a interromper as actividades agrícolas nos campos.
Sou produtor. Posso associar-me à Dona Horta?
Se é produtor e partilha dos nossos princípios e valores, então envie-nos uma proposta de parceria. Gostávamos muito de saber mais sobre si.
O que significa “Semper ad meliora”?
“Semper ad meliora” é uma expressão em latim e significa que na Dona Horta trabalhamos constantemente para alcançar coisas melhores. Sabemos que não somos perfeitos mas se ambicionarmos todos os dias melhorar o que fazemos, então podemos ajudar as pessoas a viverem vidas mais saudáveis, a ter um país mais próximo da terra e mais justo, e a contribuir para um planeta mais sustentável. Esta é a nossa missão.
Posso guiar o vosso tractor?
Não tem janelas, a embraiagem está perra e, uma das rodas está solta. Ainda por cima esquecemos onde ficou estacionado
Como é que posso ajudar a Dona Horta?
Devolva-nos todas as semanas as embalagens limpas e em bom estado. Envie-nos comentários, críticas e sugestões. E se gostar do nosso serviço, recomende-nos aos amigos.